PF deflagra operação contra fraudes em licenças ambientais na APA Baleia Franca, em SC

 


Foto: Reprodução Internet - PF deflagra operação contra fraudes em licenças ambientais na APA Baleia Franca, em SC





As apurações começaram a partir de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para investigar possíveis irregularidades na liberação de licenças ambientais entre 2015 e 2025


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação APA Segura, que investiga um esquema de fraudes na emissão de licenças ambientais dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, no sul de Santa Catarina.

Ao todo, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em sete municípios, incluindo Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão. Entre os alvos estão o Instituto Municipal do Meio Ambiente e Jaguaruna (IMAJ) e a Diretoria de Planejamento Urbano da cidade. Servidores públicos e outros suspeitos também são investigados.

As apurações começaram a partir de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para investigar possíveis irregularidades na liberação de licenças ambientais entre 2015 e 2025. De acordo com a PF, as investigações indicam a existência de uma organização criminosa envolvida na negociação ilegal de certidões, autorização e laudos ambientais.

Perícias apontam que o avanço desordenado da urbanização na área pode causar impactos ambientais graves, como contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos.

A APA Baleia Franca, que abrange o litoral catarinense, é considerada berçários da espécie Eubalaena australis, a baleia-franca, que migra para a região para reprodução e nascimento dos filhotes.

A PF investiga crimes de corrupção ativa e passiva, fraudes ambientais e organização criminosa.

Até o fechamento desta matéria a Prefeitura Municipal de Jaguaruna não havia se pronunciado sobre o ocorrido.


Por Redação RSC, com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários