Garopaba promove evento no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 





Neste domingo (18), Garopaba promoverá uma programação especial voltada à conscientização e enfrentamento da violência sexual contra menores. A ação ocorrerá das 14h às 17h, na Praça Governador Ivo Silveira

No domingo, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Garopaba promoverá uma programação especial voltada à conscientização e enfrentamento da violência sexual contra menores. A ação ocorrerá das 14h às 17h, na Praça Governador Ivo Silveira, organizada pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com a educadora emocional Thaiane Trindade.

O evento faz parte da campanha Maio Laranja, promovida em todo o país, e busca sensibilizar a população, fortalecer políticas públicas de proteção e  incentivar a denúncia de casos de violência.

A programação começa às 14h com a recepção ao público. Às 14h15, ocorre uma palestra lúdica voltada especialmente às crianças, com linguagem acessível e interativa. Às 15h30, o coral formado por crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) se apresenta. Finalizando as atividades, às 16h, será realizada uma palestra para o público adulto, com foco na identificação de sinais de abuso e nos canais disponíveis para denúncias.

A secretária de Assistência Social, Gilmara Banker, destaca a importância do engajamento coletivo:

“Nosso papel, como poder público e como sociedade, é garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros, acolhedores e livres de qualquer tipo de violência. Precisamos estar atentos aos sinais, promover uma escuta ativa e encorajar a denúncia.”

Casos em Garopaba

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, em 2024  foram registradas 12 notificações de casos suspeitos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes com idades entre 1 e 19 anos.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Pacheco, ressalta que todos os profissionais da rede municipal de saúde são orientados a ficarem atentos aos sinais e realizar a notificação imediata.

“Qualquer suspeita é comunicada em até 24 horas ao setor responsável. Os servidores que atuam na linha de frente têm um papel fundamental na identificação precoce dessas situações.”

Canais de Denúncia

A campanha reforça que o enfrentamento à violência sexual é uma responsabilidade de todos. 

Denúncias podem ser feitas de forma anônima, todos os dias, por meio do Disque 100, ou diretamente ao Conselho Tutelar de Garopaba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone (48) 3254-8169 ou presencialmente, na Rua Alta Freitas Nauck, nº 780-838, bairro Pinguirito.


Por Redação RSC, com informações da APMG

Postar um comentário

0 Comentários