Vereador de Garopaba responsabiliza imigrantes por sujeira nas ruas durante debate sobre taxa de lixo

 






O vereador Filipe do Agro, responsabilizou imigrantes e novos moradores pela sujeira nas ruas do município e o consequentemente pelo aumento na taxa da coleta de lixo

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Garopaba realizada na noite desta terça-feira (15), o vereador Filipe dos Santos do partido Progressistas (PP), conhecido como Filipe do Agro, fez uma declaração polêmica ao responsabilizar imigrantes e novos moradores pela sujeira nas ruas do município.

A fala ocorreu durante a discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 40/2025, que propõe o aumento da taxa de coleta de lixo. O projeto altera dispositivos da Lei Complementar nº 471, de 14 de dezembro de 1993, que institui o Código Tributário do Município.

Ao justificar seu voto favorável à proposta, o vereador alegou que a medida atende a uma recomendação do Ministério Público. “Seu presidente, também sou favorável referente a esse aumento aí. A gente fez algumas reuniões com o prefeito. Ninguém quer pagar mais impostos, mas foi um apontamento do Ministério Público, o prefeito foi obrigado a fazer”, afirmou.

No entanto, o que mais chamou atenção foi a declaração seguinte, em que Filipe atribuiu o aumento da produção de lixo aos novos moradores, especialmente os vindos de outros estados e países.

“Quem mais suja a nossa cidade, seu presidente, vem muita gente boa para o nosso município, mas quem mais suja é moradores novos que vêm para Garopaba. Se Garopaba está assim é porque nós cuidamos, os nossos nativos cuidamos, o nosso povo antigo. Então eles vêm, não querem botar uma lixeira na frente da casa, querem jogar em tudo que é esquina de rua, deixam os cachorros soltos no mundo, os cachorros vão lá, picam tudo, fica uma nojeira. A gente chega em casa, tem que juntar. Aí por causa de R$ 5,00 estão reclamando, mas ninguém quer o lixo”, declarou o vereador.

A fala repercutiu negativamente nas redes sociais e entre moradores da cidade, que consideraram a declaração xenofóbica e generalista. O município de Garopaba tem registrado crescimento populacional nos últimos anos, impulsionado justamente pela chegada de pessoas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

A equipe do RSC Portal e da Rádio 94,7 FM entrou em contato com o vereador Filipe dos Santos para que ele pudesse contextualizar suas declarações e apresentar esclarecimentos sobre o teor de sua fala.

"Obviamente sei que temos pessoas maravilhosas que vêm morar em nossa linda e bela Garopaba [...] mas também temos seres humanos que não se importam com seus vizinhos, com a casa, com a rua. Pessoas que não se preocupam com a limpeza e não entendem que o direito de um termina onde começa o do outro. Mas isso é uma questão de educação e respeito ao próximo — em qualquer lugar há pessoas boas e ruins. Minha fala, em momento algum, teve a intenção de ofender alguém. Talvez eu não tenha conseguido me expressar da melhor forma, mas acredito que todos precisamos viver em harmonia e com respeito mútuo", explicou Filipe.

Por Redação RSC

Postar um comentário

0 Comentários