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Foto: RSC Portal |
Em entrevista exclusiva à nossa equipe, o prefeito Junior de Abreu Bento explicou o porquê do atual estado do Terminal Benjamin Lino da Silva e prometeu mudanças e melhorias para o serviço na cidade
Na manhã de segunda-feira (28), a equipe do RSC Portal e da 94,7 FM esteve presente no gabinete do prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento (PP), onde tivemos a oportunidade de dialogar com o chefe do Poder Executivo da cidade para buscar esclarecimentos sobre a condição do Terminal Rodoviário Benjamin Lino da Silva, o funcionamento do transporte urbano no município e outros assuntos.
Após diversas denúncias de leitores e ouvintes, nossa equipe foi até a Rodoviária de Garopaba para averiguar a real situação do espaço. Ao chegarmos ao local, não foi difícil encontrar irregularidades: buracos no teto do terminal, plataforma com piso deformado e diversas goteiras. Além disso, uma das principais reclamações da população diz respeito ao horário de funcionamento e à falta de ônibus intermunicipais, como, por exemplo, para Florianópolis.
Quando questionado sobre o comando do Terminal Benjamin Lino da Silva, o prefeito explicou que havia um impasse com o Ministério Público em relação à gestão da rodoviária:
"A rodoviária, desde 2016, tem um impasse com o Ministério Público para melhorar aquele ambiente. A gente foi lá e terceirizou, colocou uma empresa para fazer a gestão da rodoviária, porque havia uma briga entre as empresas. Por quê? Porque temos hoje uma concessão urbana, que é da Expresso Garopaba, e uma concessão intermunicipal. A agência reguladora desse contrato é a Aresc, de Floripa, então ela é responsável pela fiscalização.”
A prefeitura confirmou que irá realizar grandes investimentos na Rodoviária de Garopaba, buscando melhorar não só o ambiente, mas o funcionamento de todo o sistema:
“Agora nós vamos investir 200 mil reais. Tem uma emenda do deputado Marquito e nós vamos fazer uma repaginada na rodoviária. Feito isso, já estamos trabalhando com uma nova concessão, uma nova empresa, para que elas possam ali fazer os aluguéis dos boxes para as empresas e também cuidar da questão da alimentação na cantina.”
Além disso, Junior contou que existe um planejamento para tirar a rodoviária da região central da cidade e transferi-la para o sul:
“A nossa ideia é tirar a rodoviária dali e levar para o sul. Porque os ônibus maiores não querem entrar na cidade e sair, não vale a pena, e o transporte urbano não funciona. [...] Mas a rodoviária é isso. Nesse momento, nós vamos fazer uma reforma, trazer essas melhorias, dar oportunidade para mais uma empresa concedente cuidar daquele espaço, manter aquele espaço, e, a curto-médio prazo, pretendemos achar um local ali pela Encantada, Campo D'Una, para levar a rodoviária para esses ônibus maiores.” — concluiu o prefeito Junior de Abreu.
Sobre a falta de cobertura das linhas de ônibus intermunicipais entre Garopaba e Florianópolis (e vice-versa), a explicação é que uma das empresas que atua atualmente nessa linha tem exclusividade para esse trajeto. Inclusive, a própria prefeitura quase foi multada por enviar um dos ônibus da linha municipal para uma região coberta pela empresa privada. Outro motivo, segundo estudos realizados no município, é que o número de ônibus disponibilizados seria suficiente para suprir a demanda dos munícipes.
Quando questionado sobre o prazo para o início das obras, Junior disse que houve alguns atrasos por conta de burocracias, mas acredita que até o final de maio os trabalhos já comecem:
“A gente teve um problema com o projeto da obra, que atrasou. Infelizmente, ainda existe uma burocracia muito grande no município, mas agora o projeto está pronto, já está em processo de licitação, e acreditamos que até o final de maio já teremos obras em execução. No nosso projeto, até junho, final de junho ou julho no máximo, a rodoviária deve ganhar essa nova repaginada, essa nova cara.” — disse o prefeito.
Porém, ficou a dúvida: se a rodoviária sairá do Centro da cidade, o que acontecerá com o Terminal Benjamin Lino da Silva? Quais são os planos para o local após a mudança para o sul?
“Pode virar um ponto final, pode virar um mercado público. Porque a gente tem o mercado produtor próximo.” — afirmou Junior.
Sobre a motivação para transferir a rodoviária de local, Junior explicou que a mudança busca beneficiar a mobilidade urbana em toda a cidade:
“Nós estamos criando um plano de mobilidade urbana, com novos binários no trânsito da cidade, e esses ônibus aqui são complexos. Eles trancam a cidade. Por isso que o transporte urbano deveria funcionar com esses ônibus expressos pegando passageiros lá na Encantada, ou na Ressacada, ou no Campo D'Una — onde for — e trazendo para a cidade. Eles não deveriam mais entrar no Centro. Aí a tua rota de transporte funciona. Vai funcionar o Uber, táxi, vai funcionar o urbano.”
Por Redação RSC
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