Este ano, são oferecidas 1.465 vagas, distribuídas entre o Exército, Marinha e Aeronáutica
As inscrições para o alistamento militar voluntário feminino estão abertas até 30 de junho. Mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos em 2025, podem participar. A incorporação está prevista para ocorrer em março ou agosto de 2026, com um período inicial de serviço de 12 meses, prorrogável por até oito anos.
As interessadas devem residir em uma das cidades previstas no Plano Geral de Convocação, abrangendo 14 estados, incluindo capitais e municípios estratégicos. Este ano, são oferecidas 1.465 vagas, distribuídas entre o Exército, Marinha e Aeronáutica, com previsão de aumento gradual até que 20% das vagas sejam destinadas a mulheres.
As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde. Dependendo da localização, será possível escolher a força de interesse. O alistamento pode ser feito presencialmente ou online, sendo importante evitar sites fraudulentos.
Atualmente, elas representam 10% do total efetivo , com cerca de 37 mil mulheres participantes em diversas áreas, como saúde, ensino, logística, mas o ingresso em funções combatentes também tem sido ampliado. Este é mais um passo para aumentar a representatividade feminina no serviço militar brasileiro.
Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil
0 Comentários