Expresso Garopaba anuncia mudanças no transporte a partir de outubro


  • Foto: Reprodução Internet - Expresso Garopaba anuncia mudanças no transporte a partir de outubro




 

Empresa afirma que manterá serviço mínimo até solução sobre reajuste e reequilíbrio econômico-financeiro

A concessionária Expresso Garopaba Transportes Ltda comunicou que, a partir de 1º de outubro de 2025, passará a executar o transporte coletivo urbano de acordo com os parâmetros originais do contrato n° 076/2019 e do Aditivo n° 01. A medida prevê a circulação de seis veículos ativos e dois de reserva, número inferior aos atuais 12 ônibus em operação.

No início de setembro, a empresa havia anunciado a redução de parte da frota a partir de 15 de setembro, mas voltou atrás após reunião com a Prefeitura. Em comunicado conjunto com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Sidnei Gonçalves, a concessionária confirmou que os horários e itinerários permaneceriam inalterados até o fim do mês, período em que seguiria o diálogo entre o município e a empresa sobre o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

De acordo com a empresa, a decisão atual decorre da ausência de homologação do reajuste anual previsto contratualmente e da falta de resposta a pedidos de revisão por reequilíbrio econômico-financeiro.

A concessionária afirma ter protocolado nove ofícios com estudos técnicos, memoriais de cálculo e documentos de suporte desde 2023, além de acionar a Justiça em duas ações que tratam do tema.

No documento, a Expresso Garopaba destacou que a adequação não representa paralisação do serviço, mas sim o retorno ao formato inicialmente contratado, com a continuidade mínima do atendimento à população. 

No documento, a Expresso Garopaba destacou que a adequação não representa paralisação do serviço, mas sim o retorno ao formato inicialmente contratado, com a continuidade mínima do atendimento à população. A empresa afirma que espera uma decisão da Prefeitura ou da Justiça para ajustar as contas do contrato.

A equipe do RSC entrou em contato com a Prefeitura de Garopaba para comentar o posicionamento da concessionária, que se pronunciou através de nota oficial ainda na sexta-feira (26). 

Segue a nota na íntegra: 

“A Administração Municipal de Garopaba recebeu hoje ofício encaminhado pela concessionária Expresso Garopaba, comunicando novamente a redução de linhas e horários do transporte público a partir do dia 1º de outubro. Diante das repetitivas “ameaças” de paralisação do serviço, a Prefeitura já havia enviado, nesta mesma semana, um ofício solicitando os documentos comprobatórios necessários para análise do reajuste solicitado pela empresa. No entanto, o que recebemos foi novamente um aviso de redução. O grupo de trabalho responsável pelo transporte público no município já se reuniu e está avaliando alternativas viáveis para garantir uma solução definitiva, assegurando a continuidade eficiente e de qualidade para a população de Garopaba.” 


Por Redação RSC

Postar um comentário

0 Comentários