Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez este ano

 


Nesta quarta-feira (20) escolas, bancos, empresas e órgãos públicos deverão fechar ou funcionar em horário reduzido

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será feriado nacional pela primeira vez em 2024. Nesta quarta-feira (20), escolas, bancos, empresas e órgãos públicos deverão fechar ou funcionar em horário reduzido, com apenas serviços essenciais operando normalmente. 

Com o novo feriado, novembro passa a ter três datas comemorativas:

  • 02 de novembro: Dia de Finados  
  • 15 de novembro: Proclamação da República  
  • 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra  

Origem da data comemorativa

A data, que relembra a luta dos escravizados e homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 1695, foi oficializada como feriado em todo o Brasil pela Lei 14.759/23, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado.  

A data, instituída como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff, já era amplamente celebrada, especialmente em locais com forte presença de comunidades afro-brasileiras. 

O projeto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi apresentado em 2017 e aprovado pelo Congresso Nacional no mesmo ano, mas só recebeu sanção presidencial em 2023. Antes disso, o feriado era válido apenas em alguns estados e municípios, representando cerca de 29% do território nacional.  

Por Redação RSC

Postar um comentário

0 Comentários