Profissionais tentam minimizar efeitos de acidente com vazamento de óleo diesel em Laguna

 


Equipes dos Portos de Imbituba e Laguna foram mobilizadas para apoiar as operações

A SCPAR Porto de Imbituba e o Porto de Laguna foram chamados pela Polícia Militar Ambiental e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para atuarem na operação que busca reduzir os impactos ambientais causados pelo acidente envolvendo uma embarcação no sul do estado no dia 4 de julho. 

Devido ao vazamento de óleo combustível nas águas da lagoa, esforços estão sendo concentrados para reduzir os impactos ambientais. O incidente ocorreu com a traineira Barco Primavera XVI, tripulada por 17 pescadores de Itajaí, na Barra da Lagoa de Santo Antônio. Felizmente, a tripulação escapou ilesa.

Logo após o incidente, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna mobilizou a equipe de Busca e Salvamento (SAR) para realizar uma inspeção no local. Os Portos de Imbituba e Laguna enviaram uma equipe especializada de cinco profissionais para apoiar os esforços liderados pela Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e IMA.

Utilizando barreiras de contenção e bóias absorventes, materiais rotineiramente empregados, a equipe de Imbituba contribuiu significativamente para conter e minimizar os danos causados.

Uma nova avaliação ambiental e a dispersão mecânica do óleo derramado foram planejadas.

Acidente

No dia 4 de julho, devido às condições marítimas adversas, a embarcação colidiu com um banco de areia na saída do Porto de Laguna.

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã, enquanto o barco navegava em direção ao Litoral Norte catarinense. A tripulação agiu conforme os protocolos estabelecidos e saiu ilesa.

Por Redação RSC


Postar um comentário

0 Comentários